Polónia: cidade de Kisielice é alimentada com 100% de energia renovável



Kisielice, uma pequena cidade no norte da Polónia, é alimentada com 100% de energia renovável. O feito valeu-lhe o reconhecimento da Comissão Europeia, que a premiou com um ManagEnergy Award 2014, na categoria de auto-suficiência. O feito é ainda mais relevante tendo-se em consideração o facto de a principal fonte energética – cerca de 90% – da Polónia ser o carvão.

Rodeada por campos agrícola, Kisiekice possuiu duas quintas eólicas, num total de 48 torres eólicas e uma capacidade instalada de 82 megawatts. Adicionalmente, uma rede de aquecimento foi construída com a ajuda de doações e impostos dos habitantes. O sistema é alimentado por uma caldeira de biomassa com uma capacidade de seis megawattts e fornece aquecimento a 85% dos edifícios da cidade. No verão, o calor produzido pela caldeira de biomassa serve para aquecer a água das casas. Em Dezembro de 2013, a cidade construiu também a primeira central de biogás, que produz um megawatt de calor e um megawatt de electricidade e é alimentado pelo silo de grãos local, refere o Inhabitat.

O projecto da cidade para se tornar energeticamente independente foi concebido para tirar o maior partido das capacidades locais e para reduzir as emissões de dióxido de carbono da pequena comunidade com cerca de 2.300 habitantes. Para incentivar à mudança, os agricultores que acolheram turbinas eólicas nos seus terrenos recebem €5.000 anuais por cada turbina.

Uma terceira quinta eólica, com a capacidade de 24 megawatts, está a ser construída e ainda este ano o município vai lançar um concurso para a aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos para a construção da primeira quinta solar da região.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...