Polónia inaugura mural que purifica a mesma quantidade de ar que 720 árvores



A cidade de Varsóvia, na Polónia, inaugurou um mural feito de pigmentos especiais que filtram o ar quando recebem luz solar.

O mural, pintado por artistas locais, e com o apoio da Converse, faz parte da campanha “City-Forests”. Esta obra de arte foi pintada com tinta fotocatalítica com dióxido de titânio que atrai poluentes do ar antes de os converter em nitratos inofensivos. Um processo químico que é despoletado com a luz solar.

É estimado que o mural purifica o ar circundante numa equivalência a 720 árvores, e quando a campanha terminar, estes murais espalhados pelo planeta filtrarão o equivalente a 3000 árvores.

O mural foi erguido num prédio em frente a uma popular estação de metro e apresenta uma coleção de flores sorridentes emaranhadas entre prédios altos. Os artistas poloneses Maciek Polak e Dawid Ryski projetaram a imagem, que foi executada pelo centro artístico local Good Looking Studio, envolvendo especialistas muralistas.

Entre as flores estão as palavras “Criar Juntos para o Amanhã”, uma mensagem positiva para inspirar mudanças, que os funcionários da Converse acreditam que ajudará a acolher as pessoas que estão a retornar à sua rotina depois do confinamento provocado pela pandemia.

“Por enquanto tudo está mais lento. Na Converse, vimos isso como uma oportunidade de falar e ajudar a produzir ar fresco através da pintura de murais ”, disse um porta-voz.

Depois de Bangcoque, na Tailândia, Varsóvia representa a segunda cidade a terminar um mural, entre 13 grupos para erigir os murais City-Forests – Belgrado, Lima, Sydney, Jacarta, Manila, São Paulo, Santiago, Joanesburgo, Melbourne, Bogotá e Cidade do Panamá .





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...