Poluição atmosférica: Bruxelas dá puxão de orelhas a potencias europeias
É um puxão de orelhas da Comissão Europeia a algumas das maiores potencias económicas do velho continente. República Checa, Espanha, Itália, Hungria, Roménia e Eslováquia, França, Alemanha e Reino Unido foram chamados a Bruxelas para prestar contas por incumprimento da qualidade do ar.
A reunião ministral irá realizar-se no próximo dia 30 de Janeiro, com os ministros do Ambiente destes países a terem de explicar o porquê de terem ultrapassado os limites de emissões poluentes fixados pela União Europeia. Em causa estão os elevados níveis de poluição, em especial de dióxido de azoto e de partículas finas (PM10), associados à circulação automóvel.
Mas a questão não deverá ficar pelo puxão de orelhas. Em cima da mesa esta também a hipótese da Comissão Europeia levar a questão até as mais altas instâncias, com um cada vez mais provável processo no Tribunal de Justiça da União Europeia (CJUE) contra estes países.
“Proteger os cidadãos e clarificar que, se não houver uma melhoria da qualidade do ar, haverá consequências legais para esses países”, é o alerta lançado hoje pelo comissário europeu do ambiente, Karmenu Vella.
Paralelamente, a Comissão Europeia lançou hoje um conjunto de sugestões que visam ajudar estes países no cumprimento das metas ambientais. Medidas como a redução do volume global de tráfego, a aposta em veículos eléctricos e a redução das emissões dos veículos de motor a gasóleo estão entre as medidas apresentadas.
Os últimos dados dão conta que anualmente morrem prematuramente 40 mil pessoas na Europa, vítimas de doenças associadas à má qualidade do ar.
Foto: via Creative Commons