População da Índia vai ultrapassar a da China em 2022



A China é, actualmente, o país mais populoso do mundo, mas há outra nação que está no seu encalço e dentro de poucos anos tornar-se-á no país com mais habitantes no planeta: a Índia. De acordo com os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), a Índia deverá ultrapassar a China em número de habitantes já em 2022.

Segundo o “Revision of World Population Prospects”, relatório que compilou os resultados do 24º estudo demográfico realizado pelas Nações Unidas, a Índia e a China são os dois países onde se concentra 37% dos 7,3 milhões de pessoas que habitam actualmente o planeta. Destes 37%, 19% são chineses e 18% são indianos.

Além de contabilizar o número de habitantes do planeta, o relatório prevê ainda o que vai acontecer à população mundial caso continue a evoluir ao ritmo actual. As estimativas da ONU apontam para que, em 2030, existam 8,5 mil milhões de pessoas na Terra. Em 2050 o número aumentará para os 9,7 mil milhões e, na entrada do próximo século, em 2100, as Nações Unidas prevêem que o mundo atinja os 11 mil milhões de habitantes, escreve o Guardian.

Depois da China e da Índia, o terceiro país mais populoso do mundo são os Estados Unidos, com cerca de 321,774 milhões de pessoas. Mas a ONU também antevê que este cenário se altere em 2022, pois a Nigéria – que agora tem a sétima população mais vasta do planeta – deverá ultrapassar os Estados Unidos.

É em África, aliás, que as Nações Unidas esperam que aconteça o grande crescimento populacional dos próximos anos. “A maioria do aumento projectado para a população mundial pode ser atribuído a uma pequena lista de países com elevada taxa de fertilidade, sobretudo em África”, lê-se no relatório. Até 2050, a ONU prevê que metade do aumento populacional se concentre num grupo de nove países – Índia, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia, Estados Unidos da América, Indonésia e Uganda.

Deste grupo de nações, a Nigéria, Paquistão e Indonésia deverão juntar-se, em 2050, à Índia, China e Estados Unidos como os países onde habitam mais de 300 milhões de pessoas.

Foto: James Cridland / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...