Por que razão as renas têm o nariz vermelho?
Rodolfo, a rena de nariz encarnado, o Pai Natal e os duendes são figuras que fazem parte do folclore natalício. A mitologia à volta do nariz vermelho de Rodolfo foi ganhando vida ao longo das décadas, mas os cientistas acreditam ter encontrado explicação para o que era até agora aceite como inexplicável.
Utilizando imagens térmicas, um grupo de investigadores suecos descobriu que os narizes das renas parecem avermelhados devido ao aumento do fluxo sanguíneo naquela área que impede o nariz de congelar.
Contrariamente ao resto do corpo, que está coberto por uma camada de pêlo isoladora, os narizes das renas estão expostos a temperaturas muito baixas. Mas, aumentando o fluxo sanguíneo na região do nariz e dos lábios, através da dilatação dos vasos sanguíneos, as renas conseguem manter a sensibilidade da zona, que é essencial para conseguirem procurar alimento e, ao mesmo tempo, impedir que congele.
“Quando as renas se estão a alimentar, o crânio está exposto a temperaturas muito baixas, uma vez que procuram comida debaixo da neve”, afirma Ronald Kröger, professor de zoologia funcional na Universidade de Lund, citado pela imprensa. “As renas desenvolveram um mecanismo para aumentar a quantidade sangue no crânio, o que significa que as partes mais sensíveis, como o nariz e os lábios, podem ficar mais vermelhas devido ao aumento do fluxo sanguíneo”, explica.
Rodolfo foi uma personagem concebida por Robert L. May em 1939, num conto de Natal.