Portugal é o maior fabricante de bicicletas da Europa
Portugal foi considerado o maior produtor de bicicletas do mundo de 2019, segundo a Eurostat, com uma produção de 2,7 milhões de bicicletas. Em segundo lugar ficou Itália, com 2,1 milhões, e de seguida a Alemanha, com 1,5 milhões.
Apesar da pandemia de Covid-19 ter afetado o setor no início do ano, veio posteriormente revelar-se um impulso para o crescimento do número de vendas de bicicletas.
Bruno Salgado, conselheiro executivo da fábrica RTE Bikes, deu o seu testemunho à World Economic Forum, revelando que esta produz atualmente “cerca de 5.000 bicicletas por dia, contra uma média de 3.000-4.000 no ano passado”. “Quando fechámos no dia 13 de março, pensámos que seria uma catástrofe, estávamos com medo”, afirma, “mas acabou por ser uma bênção disfarçada para nós”.
Cerca de 90% do que é produzido é exportado, mas o número de portugueses a utilizar este meio de transporte está a aumentar em 2020. Com uma aposta na recuperação verde e em linha com as metas do Acordo de Paris, várias cidades em todo o país têm apostado na criação de ciclovias e de iniciativas que incentivam o uso de bicicleta nas deslocações.