Portugal e Países Baixos reforçam cooperação bilateral sobre hidrogénio verde



O Ministro do Ambiente e da Ação Climática e o Ministro dos Assuntos Económicos e da Política Climática dos Países Baixos, assinaram hoje, a 23 de setembro, um Memorando de Entendimento para afirmar a sua intenção de ligar os planos de hidrogénio de Portugal e dos Países Baixos para 2030.

O memorando assinado prevê o desenvolvimento de uma cadeia de valor estratégica de exportação-importação, garantindo a produção e o transporte de hidrogénio verde de Portugal para os Países Baixos, através dos portos de Sines e de Roterdão. Visam assim contribuir para o desenvolvimento do hidrogénio verde na Europa, isto é, de hidrogénio obtido a partir de fontes renováveis.

O reforço da cooperação pretende contribuir para os objetivos climáticos da União Europeia, combinando competitividade e sustentabilidade com um forte compromisso político na criação de um verdadeiro mercado internacional do hidrogénio, com regras de mercado que tornem a exportação de hidrogénio uma realidade. De igual forma, a parceria promove uma política industrial baseada em políticas e estratégias públicas que possam ajudar a mobilizar e orientar o investimento público e privado em projetos de hidrogénio, criando assim oportunidades para as empresas e para a indústria.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...