Portugal junta-se à Marcha Mundial do Clima
No próximo dia 8 de setembro, às 17 horas, Portugal junta-se à Marcha Mundial do Clima. Em comunicado, a Associação Zero indica que marcará presença em Lisboa, Porto e Faro sob o lema “Parar o petróleo! Pelo clima, justiça e emprego!”. A associação junta-se à mobilização internacional “Rise for Climate”, que unirá milhões de pessoas em centenas de cidades por todo o mundo.
Especificamente, a Zero exige que se dê uma transição justa e rápida para energias renováveis que vá ao encontro ou supere os compromissos governamentais de Portugal ser neutro em carbono até 2050 e que cumpra os compromissos a que se vinculou com o Acordo de Paris. A associação ambiental exige, ainda, que não se criem novas infraestruturas de combustíveis fósseis em Portugal dado que “não faz sentido iniciar um ciclo de investimentos baseado numa economia do passado prejudicando o clima quando o país se comprometeu com o contrário. Por isso dizemos não aos projetos de petróleo frente a Aljezur, de gás em Aljubarrota e em outras zonas concessionadas ou passíveis de o ser.”
Em Portugal, as marchas são organizadas no âmbito da iniciativa Salvar o Clima, que conta já com a subscrição de mais de 40 organizações de ambiente, movimentos cívicos, sindicatos e partidos políticos.
Em Lisboa e Faro, estão previstos breves discursos por parte de algumas organizações no final da marcha. No Porto, os discursos serão proferidos antes do início da marcha.
Um conjunto de artistas de seis continentes produziu arte para que as pessoas possam usar no evento como forma de protesto.
Todas as informações sobre esta manifestação estão disponíveis no site www.salvaroclima.pt.