Portugal: número de doadores de órgãos caiu 16% em 2012. Saiba como ajudar.



A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT), em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação, e o apoio da Novartis, da Abbvie, da Diaverum, da Anadial, da Delta, da Galp e da Fundação EDP, está a lançar a campanha Doar um Rim faz bem ao Coração, que pretende sensibilizar e esclarecer a população para a possibilidade de ser dador vivo, e dar um órgão a quem mais precisa.

“Portugal teve uma queda de 19%1 no número de transplantes no ano passado”, alertou a SPT. Grande parte do problema está na queda do número de dadores, mais acentuada em 2012.

A campanha, que vai já na sua terceira fase, esteve presente junto dos portugueses ao longo dos últimos meses, com acções de rua nas principais cidades do País.

“O transplante de órgãos foi um dos grandes casos de sucesso do Serviço Nacional de Saúde: em 2009, Portugal liderava, a nível mundial, a lista dos países doadores de órgãos, com 31 dadores por milhão de habitantes, e a realização de 593 transplantes renais”, continua a SPT.

No entanto, os números de 2010 a 2011 inverteram esta tendência e 2012 não foi melhor: os dados preliminares do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apontam para uma diminuição de 19%1 do número de transplantes realizados no ano passado, em Portugal.

Assim, foram feitos 681 transplantes em 2012, enquanto em 2011 foram realizados mais de 8302. A diminuição é patente igualmente no número de dadores, representando um decréscimo de 16% comparativamente com o ano anterior.

Saiba mais sobre o tema – e como pode ajudar – no site Doar em Vida e na respectiva página no Facebook.

“A evolução do número dos transplantes em Portugal demonstra que o País tem capacidade e possibilidade de estar na liderança da transplantação mundial, mas não está neste momento a dar a resposta necessária. A queda do número de dadores cadáver, torna fundamental a doação de rim em vida. É imperioso que as pessoas saibam que podem contribuir, e ajudar um amigo ou familiar que precise, é por isso que lançámos esta campanha de âmbito nacional”, explicou Fernando Macário, presidente da SPT.





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