Portugal sem plástico descartável: petição pública já está online
Viver num país onde o plástico não tem lugar é o objectivo de uma petição pública recentemente criada. Os responsáveis pela petição defendem que sacos, copos, pratos, talheres, palhinhas ou pelicula aderente deviam ser abolidos de uma vez, já que existem no mercado alternativas biodegradáveis.
Os autores da Petição “Abolir o plástico descartável em Portugal” pegam no caso francês, como o exemplo a seguir pelo nosso país. “Na França, foi dito aos produtores de sacos, copos e talheres de plástico que até 2020 deveriam iniciar a produção dos seus produtos em materiais biodegradáveis e foram estabelecidos valores percentuais e metas percentuais a atingir nos próximos anos”.
Mas os responsáveis por esta iniciativa vão um pouco mais longe ao pedir ao primeiro-ministro, António Costa, que o processo seja mais célere em terras portuguesas. “Eu sugiro uma transição mais célere. Algo como 10% durante 2018, 50% em 2019, 100% em 2020. Com um plano ambicioso talvez seja possível evitar o desperdício de plástico que se tem feito na utilização de plástico facilmente descartável”, declaram.
Aqui poderá juntar o seu nome às mais de 4 mil pessoas que já assinaram esta petição, que luta por um Portugal onde o plástico descartável não é bem-vindo.