Portugal: todas as embalagens da Tetra Pak serão certificadas em 2015
Em 2013, a Tetra Pak distribuirá 600 mil embalagens com certificação FSC, quase 40% do total de embalagens colocadas no mercado, mas esta percentagem subirá para os 100% dentro de dois anos. Segundo explicou a responsável de ambiente da Tetra Pak em Portugal, Ingrid Falcão, o objectivo é que, até 2020, todo o cartão utilizado nas embalagens Tetra Pak, a nível global, seja proveniente de florestas certificadas pelo FSC.
“Liderar a excelência ambiental é uma prioridade estratégica para a Tetra Pak. [Somos] um dos maiores compradores mundiais de madeira para produção de cartão e, nessa medida, a protecção das florestas constitui um aspecto vital para a nossa actividade”, explicou a responsável ao HiperSuper.
Para garantir que a matéria-prima utilizada é proveniente de uma fonte gerida de forma responsável e sustentável, a Tetra Pak associou-se ao Forest Stewardship Council (FSC), um organismo internacional e independente que certifica as florestas e a matéria-prima que delas resulta do ponto de vista da responsabilidade ambiental, económica e social.
“A Tetra Pak está a fazer um grande esforço de investimento para promover a reciclagem junto dos consumidores. Portugal não é excepção. Através da nossa campanha ‘Sim, é no Amarelo’ e da exposição interactiva ‘A Reciclagem das Embalagens da Tetra Pak’ já chegámos a mais de seis milhões de pessoas”, continua Ingrid Falcão.
Segundo explicou a responsável, o desempenho ambiental continuará a ser uma parte fundamental da estratégia da Tetra Pak, assim como a inovação. “A vertente da inovação tem sido responsável pelo crescimento contínuo da Tetra Pak ao longo de 60 anos de existência, graças à criação de embalagens seguras, com um design moderno e cada vez mais funcionais”, concluiu Ingrid Falcão.
Leia mais sobre a estratégia de certificação das embalagens Tetra Pak no site Protege o que é Bom.