Portugal vai exportar hidrogénio produzido a partir de renováveis para Holanda
Portugal vai produzir hidrogénio a partir de fontes renováveis para exportar para a Holanda, acordaram hoje ambos os países com um memorando comum, divulgou hoje o Ministério do Ambiente.
Em comunicado, a tutela afirma que o entendimento vai “ligar os planos de hidrogénio de Portugal e dos Países baixos para 2030”, prevendo-se “a produção e o transporte de hidrogénio verde” de Portugal para a Holanda numa ligação entre os portos de Sines e de Roterdão.
Essa colaboração bilateral poderá vir a candidatar-se a Projeto Importante de Interesse Comum Europeu, uma figura que possibilita financiamentos europeus a projetos partilhados de estados-membros.
Portugal e a Holanda querem “a criação de um verdadeiro mercado internacional do hidrogénio”, com regras de mercado que possibilitem a sua exportação.
Nas Grandes Opções do Plano, Portugal assume que o projeto deverá começar a ser aplicado no ano que vem, referindo-se ainda que “durante 2020, serão aprovados os procedimentos necessários aplicáveis às várias vertentes da cadeia de valor dos gases renováveis, incluindo o licenciamento de instalações e a regulamentação da injeção de hidrogénio nas redes de gás natural”.