Portuguesas lançam guia para conhecer 200 plantas da costa Sudoeste e Vicentina



Ana Luísa Simões e Ana Carla Cabrita acabaram de lançar “200 Plantas do SW Alentejano & Costa Vicentina”, um livro que pretende ser o primeiro guia da flora desta zona portuguesa. O guia foi lançado numa edição bilingue – português e inglês.

O livro – que apresenta 200 das cerca de 1.000 espécies de plantas que existem na costa sudoeste e vicentina – é constituído por fichas de identificação, com a fotografia, nome científico, família botânica, nomes comuns e uma breve descrição de cada planta. É ainda incluída uma legenda, onde é dada informação sobre a altura da planta, o período de floração, o ciclo vegetativo, o habitat e o estatuto de conservação – tudo em inglês e português.

O guia de flora é o resultado da investigação e trabalho ao longo dos últimos dois anos das autoras. O projecto do livro surgiu do “sentimento de uma lacuna no que respeita à oferta de publicação de vulgarização representativas da flora deste território, capazes de auxiliar os profissionais de turismo, animação e educação ambiental, e favorecer a aproximação dos habitantes às zonas naturais”, explica Ana Carla Cabrita ao Sul Informação.  “Entendemos que a divulgação dos valores naturais é fundamental, uma vez que só apenas conhecendo e respeitando saberemos proteger”, acrescenta a autora.

Ana Carla Cabrita, natural de Sagres, é guia de Natureza na Costa Vicentina e colabora pontualmente em projectos de cariz ambiental. Ana Luísa Simões, natural do Porto e a viver em Odemira, tem trabalhado nos últimos anos na área de Animação e Educação Ambiental em áreas protegidas de França, onde aprofundou os seus conhecimentos sobre a flora mediterrânica.

Foto: fotoculus  / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...