Predador disfarça-se de orquídea para atrair presas (com FOTOS)
Chama-se louva-a-deus-orquídea, vive no sudeste asiático e é um raro insecto das matas que tem uma forma original de atrair e enganar as presas. Ele disfarça-se de orquídea para reforçar os seus dotes de caçador, segundo revela o site Live Science. Este é, de resto, o primeiro caso conhecido em que isto acontece.
Na verdade, o louva-a-deus orquídea (hymenopus coronatus) foi descrito pela primeira vez no século XVIII, mas sempre houve dúvidas sobre a utilidade prática do seu aspecto floral. Poderia ser uma maneira de escapar dos predadores ou de atrair parceiros para o acasalamento.
Por outro lado, o facto de este ser um insecto raro, mesmo no seu habitat natural, impossibilitou estudos mais extensos sobre esta espécie. Até agora: um grupo liderado pelo biólogo James O’Hanlon, da Universidade Macquarie, na Austrália, viajou até à Malásia esclarecer o mistério.
O louva-a-deus orquídea tem patas traseiras que parecem pétalas, e as suas cores fazem com que se confunda facilmente com 13 espécies de flores existentes na área onde vivem. É um visual perfeito para atrair insectos, que acabam por ser capturados e devorados.
O’Hanlon e sua equipa presenciaram este modus operandi dezenas de vezes. “Estes louva-a-deus são tão bons nisso que conseguem atrair mais insectos polinizadores do que as próprias flores”, explicou o biólogo ao LiveScience.
[nggallery id=96 template=greensavers]