Prémios Cidade+ distinguem projetos e organizações de Limpeza Urbana
Foram anunciados os vencedores da primeira edição dos Prémios Cidade+ com o arranque do 5.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que termina hoje, 14 de dezembro, no Autódromo do Estoril.
Concorreram cerca de 30 organizações com mais de 60 candidaturas, que foram avaliadas nos parâmetros de Inovação, Sustentabilidade, Impacto, Replicabilidade. Estes prémios visaram reconhecer projetos, iniciativas e investigação na área da limpeza urbana, que alcançaram um impacto significativo a nível nacional ou nas comunidades em que estão inseridos.
O projeto “REPLAY-Repensar os brinquedos e o brincar”, da Zero Waste Lab e da Precious Plastic Portugal, foi o premiado na categoria Inovação e Conhecimento, que reconhece inovações nos produtos, nos processos ou em sistemas, e ainda projetos pioneiros com impacto na melhoria da limpeza urbana.
A Cascais Ambiente recebeu o prémio na categoria Estratégia Municipal para a Sustentabilidade com o seu projeto “Recolha Seletiva de Biorresíduos em Cascais”. Esta categoria ressalva projetos relacionados com a limpeza urbana ou recolha de resíduos que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a promoção da Economia Circular e da Descarbonização das Cidades.
O “Plano de ações do Ecocentro Municipal de Aveiro” da empresa VEOLIA, foi a iniciativa premiada na categoria Participação Pública e Cidadania, que distingue a iniciativa ou projeto que demonstre maior capacidade de envolvimento dos cidadãos em ações de limpeza ou para a redução de produção de resíduos e da pegada ecológica.
“Participação nos resultados da Empresa -Todos trabalhamos para o sucesso” da AGERE foi o projeto distinguido na categoria Equipas Felizes, que celebra as ações de valorização profissional ou medidas que motivem as equipas de limpeza urbana e recolha de resíduos, que contribuam para valorizar o seu trabalho ou melhorem as condições de segurança e de trabalho.
O vencedor de cada uma destas categorias recebeu um prémio monetário de 5 mil euros, para além de um galardão que eternizará este reconhecimento.
Para além destas distinções, foram ainda entregues prémios especiais, com vista a reconhecer a “Personalidade do Ano”, “Equipamento/Tecnologia do Ano” e ainda a “Campanha do Ano”.
“O Nosso Special One” da Olimec foi a candidatura vencedora na categoria Personalidade do Ano, distinguindo o colaborador Cristiano Sousa, por fazer a diferença dentro da organização e por ser determinante para o sucesso da mesma.
O Estoril Praia Futebol, SAD recebeu a distinção na categoria Campanha do Ano com a iniciativa Equipamento Responsável, que promove a reutilização dos equipamentos da temporada passada para a nova época. Este prémio enaltece a melhor campanha de comunicação ou sensibilização nas áreas de ambiente relacionadas com a limpeza urbana.
Por fim, o galardão na categoria Equipamento/Tecnologia do Ano foi entregue à Hidromaster, que foi distinguida não só pelo desenvolvimento tecnológico do projeto “Wastemaster – As primeiras papeleiras inteligentes do país”, mas também pela sua aplicação no terreno, causando um enorme impacto no território.
“Os Prémios Cidade+ nasceram da nossa vontade de reconhecer os melhores trabalhos de Limpeza Urbana, das Câmara Municipais, Juntas de Freguesia, Empresas, Associações sem fins lucrativos e pessoas em nome individual. Todos os que intervêm no espaço público puderam concorrer com os seus projetos, produtos, serviços e eventos. O número de candidaturas demonstra o interesse crescente pelos temas do ambiente que são locais. Todos os concorrentes estão de parabéns!”, ressaltou Luís Almeida Capão, Presidente da ALU, citado em comunicado.