Primeira casa feita de cogumelos já está a crescer (com FOTOS)
Para a empresa nova-iorquina Ecovative Design, um fungo também pode ser um material de construção do futuro – a empresa está a fazer crescer a primeira casa do mundo feita de cogumelos. A Mushroom Tiny House estará concluída dentro de poucas semanas.
Já conhecida pelas suas embalagens inovadoras biodegradáveis, a Ecovative espera agora levar as suas ideias a um próximo nível, mostrando que até mesmo habitações podem ser feitas com cogumelos. Neste caso, a Mushroom Tiny House não será gigante. Mas o que a casa não tem em tamanho, vai compensar com o seu impressionante uso de materiais ecológicos.
Ao contrário das casas tradicionais, que muitas vezes são forradas com espuma de isolamento à base de petróleo, as paredes de madeira da casa serão forradas com micélio, ou “raízes” de cogumelo. Uma vez que é feito para crescer, este isolamento vai continuar a secar durante o período de um mês, formando uma vedação hermética e uma excelente protecção térmica.
De acordo com a Ecovative, ela também será acessível, resistente ao fogo e terá poucos ou nenhuns compostos orgânicos voláteis. Além do isolamento natural, a casa também terá telhas no tecto feitas de material de cogumelo.
Espera-se que a habitação esteja concluída em meados de Junho – nessa altura, será transportada para Vermont, nos Estados Unidos, para a Tiny House Fair 2013.
À semelhança das embalagens, também a casa será comestível. Contudo, não há-de ser muito saborosa. “É como comer cartão”, revela a empresa.