Primeira fábrica de celulose sem combustíveis fósseis vai ser construída na Finlândia



A nova fábrica de produtos de base biológica do Grupo Metsä, situada em Äänekoski, na Finlândia, será a primeira do mundo a funcionar sem combustíveis fósseis, uma situação que levará ao aumento da quota de energias renováveis daquele país em mais de 2%.

A fábrica, que estará operacional em 2017, vai produzir 1,3 milhões de toneladas de celulose por ano, ao que acresce bioprodutos como óleo de pinheiro, terebintina, produtos de lignina, bioeletricidade e cascas de combustível sólido.

A fábrica utilizará mais de 1.000 dos motores mais avançados e eficientes, juntamente com sistemas eléctricos de última geração, com os quais irá produzir 2,4 vezes mais electricidade que a que consome. Por outro lado, a infra-estrutura está projectada para produzir 1,8 terawatts hora de energia por ano, valor que representa 2,5% de toda a electricidade actualmente gerada na Finlândia.

“Estamos extremamente satisfeitos em participar no maior investimento na história da Finlândia, no sector florestal. Os nossos produtos contribuem para a alta disponibilidade, fiabilidade e produtividade da fábrica, bem como para a sua eficiência energética”, explicou em comunicado Tauno Heinola, country manager da ABB Finlândia, empresa que ficará responsável pelas tecnologias de energia e automação da nova fábrica.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...