Primeiro campo de futebol alimentado a energia cinética fica numa favela do Rio de Janeiro (com FOTOS)
A Shell, através de um dos seus programas sociais, “Make The Future”, que conta com a colaboração de Pelé, construiu o primeiro campo de futebol alimentado a energia cinética. O campo fica no Rio de Janeiro, na favela do Morro da Mineira e foi lá implementado para que se possa tornar num espaço de encontro para a comunidade.
O campo do Morro da Mineira já existia e a Shell com o seu projecto social – uma iniciativa que pode ser encarada como greenwashing – remodelou o espaço, instalando 200 placas subterrâneas que armazenam a energia cinética dos jogadores. A energia cinética combinada com os painéis solares também instalados geram energia para iluminar o espaço, criando um local mais seguro.
A iniciativa “Make The Future” pretende inspirar os jovens e os empregadores a olharem para a ciência e engenharia como uma carreira possível. O programa encoraja ainda os jovens a investigarem e desenvolverem novas soluções de energia renovável, refere o Inhabitat.
“O futebol é a maior paixão do Brasil e o desporto passou por muitas inovações tecnológicas desde que eu joguei. Este novo campo é um exemplo das coisas extraordinárias que resultam da união do desporto e da ciência. A comunidade do Morro da Mineira vai ser agora capaz de usar este espaço para uma prática desportiva segura, graças aos holofotes alimentados pela energia cinética dos jogadores”, afirmou Pelé na inauguração do campo.
[nggallery id=1015 template=greensavers]