Primeiro primata monogâmico encontrado na Argentina



Uma análise genética realizada a uma colónia de macacos-coruja de Azara, nas florestas da Argentina, descobriu que cada casal de macacos só havia produzido os bebés um do outro, algo notável no meio da promiscuidade desenfreada encontrada noutras partes do reino animal.

Esta pesquisa, realizada por investigadores da Universidade da Pensilvânia, testou 35 filhos e revelou que não existiam meios-irmãos – o que significa que os pais de cada um foram fiéis e só produziram os bebés um do outro.

“Este estudo é o primeiro em qualquer espécie de primatas e apenas o quarto a pares de mamíferos. O seu objectivo é mostrar a monogamia genética ou fidelidade entre parceiros”, disse Eduardo Fernandez-Duque, co-autor do estudo.

“Não teria ficado surpreso se existisse pelo menos um ‘não par’ infantil, mas a realidade é que não havia nenhum”, acrescentou o responsável, citado pelo Dodo.

No entanto, os macacos-corujas não são apenas companheiros extremamente confiáveis e fiéis. Eles têm revelado ser excelentes pais. Para além dos casais andarem de mãos dadas, os pais têm sido vistos a ter papéis activos na vida dos jovens, alimentando-os e levando-os a conhecer a floresta, medidas que na maioria de outros relacionamentos primatas são tarefas maternas.

Para os investigadores, o facto de se ter descoberto a monogamia desta espécie explica o porquê de o pai levar o seu trabalho tão a sério.

“O cuidado paternal dos macacos-coruja faz agora sentido. Os machos fazem um enorme investimento em prol da familia”, referiu Fernandez-Duque, que acrescenta não ter observado nenhuma excepção em 18 anos de estudo da espécie.

“A história do macaco-coruja sugere que em condições ecológicas muito especificas, a preferência pelo outro leva o pai a a gastar tempo em estar mais próximo, facilitando assim o contacto paternal e aumentando a certeza paternal. Desta forma a monogamia genética é o resultado”, concluiu Fernandez-Duque.

Foto:  GollyGforce – Living My Worst Nightmare / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...