Procura por guelras de manta na China está a levar a espécie para a extinção



A grande procura que as guelras de manta têm, principalmente, no mercado chinês, está a levar esta espécie, a Manta birostris, para o perigo de extinção, explica hoje de manhã o The Guardian.

Segundo o diário britânico, a procura por este animal e pela sua prima manta-diabo aumentou “dramaticamente” nos últimos dez anos, sobretudo para utilização na medicina tradicional chinesa.

Os especialistas neste tipo de medicina acreditam que esta raia gigante pode impulsionar o sistema imunológico ao reduzir as toxinas e aumentar a circulação sanguínea.

Outros dos supostos benefícios médicos incluem a cura do cancro, tratamento da varicela, problemas de rins e de fertilidade. Segundo outros especialistas em medicina tradicional chinesa entrevistados pelo The Guardian, porém, as guelras de mantas não são um componente “legítimo” desta prática médica.

No entanto, a sua utilização tem-se massificado nos últimos anos, à medida que os importadores vendem directamente aos consumidores.

Na Indonésia, um dos Países onde a pesca à manta é mais tradicional, a luta entre peixe e homem pode durar 30 minutos. Depois, as asas e cabeça da manta são cortadas e as suas guelras removidas.

As guelras de uma manta adulta podem pesar até 7 kgs. Cada quilo custa €395 (R$948) num mercado chinês.

Para além da pesca à manta ter aumentado nos últimos dez anos, esta espécie não é propriamente conhecida pela rápida maturação. Uma manta cresce lentamente, espera vários anos até chegar à idade adulta e, normalmente, tem apenas um filho por gravidez.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...