Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo integra iniciativa internacional de adaptação ao aquecimento global



O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), da Comissão Vitivinícola da Região Alentejana, acaba de anunciar a sua adesão ao grupo internacional “4 pour 1000″.

A iniciativa trabalha em prol da luta de adaptação às alterações climáticas através da exploração do papel dos solos agrícolas na captação de dióxido de carbono (CO2) e da sua contribuição para a redução significativa deste gás na atmosfera, ao mesmo tempo que garante a segurança alimentar.

Esta convicção está alinhada com o trabalho que o PSVA tem vindo a desenvolver através da promoção da boa gestão dos solos, com o incentivo à implementação de medidas junto dos produtores alentejanos, como o enrelvamento, a compostagem ou a conservação e regeneração da biodiversidade.

“A integração nesta importante iniciativa foi um passo natural no rumo que o PSVA pretende traçar, uma vez que os valores e propósito da iniciativa estão alinhados com tudo aquilo que defendemos, designadamente, que a agricultura (e a viticultura, em especial) não é parte do problema, mas da solução para as alterações climáticas, garantindo, ainda, a partilha de ainda mais melhores práticas de, e para, os nossos membros”, afirma João Barroso, coordenador do PSVA.

A “4 pour 1000” foi criada pelo Ministério da Agricultura e Alimentação Francês e conta com o apoio do Ministério Federal Alemão da Alimentação e Agricultura e do Departamento Federal de Agricultura e Alimentação (BLE), bem como do Ministério Espanhol de Agricultura.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...