Programa Semear: a união entre a inclusão social e a sustentabilidade ambiental



O Semear é um programa sustentável de inclusão social para jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento, assente na formação e desenvolvimento de competências para a empregabilidade e inserção profissional. É composto por três áreas de atuação, que têm como missão principal a melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

Através da Academia Semear, que surgiu em 2014, fazem formação no setor agro-alimentar, com o objetivo de as integrar no mercado de trabalho e de lhes dar uma vida autónoma. Contudo, o programa tem também um caráter ambientalmente sustentável, representado nos projetos Semear Terra e a Mercearia Semear.

O Semear Terra consiste na produção hortícola biológica numa exploração agrícola de 12 hectares, composta por várias culturas, situada no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária I.P. (INAV). São produzidos produtos consoante a época do ano, sem recorrer a produtos químicos e utilizando apenas métodos sustentáveis.

Quanto à Mercearia Semear, é uma unidade de transformação, ou melhor dizendo, o resultado do que é semeado nas terras. Trata-se da preparação, confecção, transformação e venda de produtos alimentares artesanais, sem qualquer tipo de aditivos e conservantes. Esta unidade recebe também excessos de hortícolas e frutícolas de produtores, dando-lhes uma nova vida e combatendo, em simultâneo, o desperdício alimentar.

Estes alimentos são vendidos em formato de cabazes, com produtos básicos e sazonais. Já foram distribuídos milhares de cabazes ao longo dos anos, sendo que em 2020 a estimativa é de 30 mil. A quantia reverte na sua totalidade para a formação dos jovens.

“No fundo, a nossa atividade Semear é um programa de inclusão social com uma vertente de sustentabilidade social, ambiental e financeira”, afirma Joana Santiago, representante do programa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...