Projecto de design quer escavar 30 metros de Central Park, Nova Iorque (com FOTOS)



Os designers Yitan Sun e Jianshi Wu apresentaram uma proposta pública para tornar o Central Park, em Nova Iorque, disponível para mais visitantes, um processo que passaria pela escavação de 30 metros de terreno. O novo parque teria de ser protegido por uma parede transparente de 100 metros e passaria a ter 18 quilómetros quadrados, uma área 18 vezes maior que o Empire State Building, outro dos símbolos da cidade.

“A ambição é reverter a relação tradicional entre paisagem e arquitectura, de uma forma em que todo o espaço ocupável tem uma ligação directa com a natureza”, explicam os autores da proposta. Apesar de parecer megalómana e, na verdade, pouco fazível, a verdade é que a ideia venceu o prémio de arquitectura anual da eVola. Curiosamente, na categoria de Arranha-Céus.

“Se colocarmos uma cobertura em vidro reflector em todos os lados, a paisagem do novo parque pode chegar além das fronteiras físicas, criando uma ilusão de infinito. No coração de Nova Iorque, nasceu um novo horizonte”, concluem os designers. Veja algumas das imagens do cenário (imaginário), uma espécie de Grand Canyon em Nova Iorque.

[nggallery id=2922 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...