Projecto espanhol compara diversidade étnica aos diferentes Pantones (com FOTOS)



Angélica Dass está a utilizar o sistema de cores Pantone – utilizado na moda, pintura e impressão, ente outros – para criar um diálogo em torno da diversidade étnica.

O projecto chama-se Humanae, foi lançado em Abril de 2012 e levou a fotógrafa de Madrid a combinar o tom de pele de pessoas retratadas com os diferentes Pantone, de forma a mostrar ao mundo como o espectro cromático humano pode ser vastamente amplo – já existem mais 2.000 fotografias do projecto no Tumblr.

“A inspiração para este projecto surgiu das minhas raízes familiares”, disse Dass ao Mashable. “Sou neta de negros e indígenas brasileiros, e filha de um pai negro adoptado por uma família branca. Ou seja, sou uma mistura de diferentes pigmentos. Humanae é uma busca para destacar as nossas verdadeiras cores, em vez do falso clichê vermelho e amarelo, preto e branco”.

Para Dass, este projecto é como um jogo “de subverter os nossos códigos”, em que se desafiam ideias e os rótulos de identidade social e pessoal.

“O que se aprende em contextos sociais, linguísticos ou culturais tendem a distrair-nos de nuances do quotidiano que gostaria de repensar”, diz a fotógrafa.

O projecto Humanae começou originalmente como um trabalho de Dass para o Mestrado em Fotografia de Arte, e as primeiras imagens foram da sua família brasileira. A partir daí, a artista colocou um anúncio através das redes sociais, onde convidava qualquer um a estar envolvido.

Actualmente, os seus trabalhos estão expostos em galerias, feiras de arte, favelas, ONGs e na sede da UNESCO e em muitos outros locais. Veja algumas das fotos.

[nggallery id=407 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...