Projecto português vai reutilizar vides em papel, produtos locais e electricidade (com VÍDEO)



Costuma dizer-se que até ao lavar dos cestos é vindima, mas o investigador Pedro Teixeira não é da mesma opinião. Para ele, a vindima estende-se no tempo – só assim se consegue aproveitar o seu desperdício. As vides, por exemplo.

Pedro é o fundador do projecto Da Vide, que transforma as vides – normalmente queimadas – em papel, aglomerado de fibras e produtos ligados à economia e ambiente local. Segundo o Economia Verde, Pedro Teixeira mudou-se para a Régua e montou um pequeno laboratório de trabalho – ajudado por produtores locais, que lhe forneceram as vides.

“Quando o vi pela primeira vez fiquei entusiasmadíssimo”, contou Ilídio Rodrigues, produtor de vinho da Régua, ao Economia Verde. “O Pedro esteve entre oito a quinze dias, na minha propriedade, a recolher vides. Levou uma grande quantidade”, continuou o produtor, que normalmente costuma queimar as vides ou, em alternativa, pagar a outra pessoa para fazer o serviço.

Segundo Pedro Teixeira, a implementação deste projecto no sector vitivinícola nacional poderia retirar da atmosfera cerca de um milhão de toneladas de CO2. O projecto Da Vide é 100% sustentável, não utilizando nenhum produto químico. “Não leva nenhum composto que não pertença já às vides. Isso garante um produto natural e biodegradável”, explicou Pedro Teixeira.

O próximo passo é criar uma unidade de produção de electricidade e levar o projecto para os vinhos do Douro. “Podemos ter um ciclo fechado, um produto total, desde a caixa [do vinho] ao que está lá dentro: tudo feito, apenas, com os recursos da vinha. Com o papel em fibra de vidro podemos fazer as caixas de cartão e os rótulos das embalagens; com a madeira podemos fazer as caixas de madeira; e com uma espécie de cortiça, que também podemos fazer, [fabricamos] as rolhas; as garrafas [podem ser construídas] a partir de um bioplástico”, frisou o investigador.

De acordo com Pedro Teixeira, até as pipas podem ser feitas a partir da vide, num conceito chamado super-madeira. Siga o projecto Da Vide no Facebook.

Em Portugal, as 90 mil toneladas de vide podem ser transformadas em mil toneladas de papel, concluiu o investigador. Veja como no episódio 176 do Economia Verde.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...