Projecto que estuda desperdício alimentar em Portugal vai receber 50 mil euros
O PERDA – Projecto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar venceu o prémio Ideias Verdes 2011, organizado pela Fundação Luso e semanário Expresso. O projecto tem como objectivo a investigação e sensibilização ambiental, centradas na análise do desperdício alimentar em Portugal e na sua dimensão social e ambiental.
O projecto pretende mudar os comportamentos dos portugueses e prevê utilizar, como ferramentas de trabalho, a divulgação de um diário de bordo online, onde cidadãos e investigadores podem deixar os seus contributos; kits pedagógicos para professores e um livro científico.
O projecto concentra-se em três grandes segmentos do sistema alimentar – produção agrícola, distribuição e consumo – e será levado a cabo, durante um ano, por sete investigadores: Sofia Guedes Vaz, Graça Martinho e Ana Isabel Silveira (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa), Iva Miranda Pires (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, também da Nova), Cláudia Soares (Católica), David Sousa e Susana Valente (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa).
O prémio Ideias Verdes vai já na sua quinta edição e contempla a doação de 50 mil euros para a concretização do projecto considerado mais inovador e relevante na área do ambiente. Desde 2007 concorreram já ao prémio 334 projectos de diversas áreas (Engenharia Ambiental, Gestão, Arquitectura, Artes, Biologia, Estudantes). A média de idade dos concorrentes situa-se nos 39 anos.