Projecto ReThink: Delta Q já reciclou 477 mil cápsulas em 2010



A Delta Q reciclou cerca de 477 mil cápsulas durante o ano de 2010, o equivalente a 10 toneladas de cápsulas de café e 12 toneladas de borra.

Este projecto pioneiro, que está a ser promovido pela Delta sob o nome de ReThink, tem como objectivo prolongar o ciclo do café, ajudando a repensá-lo de forma sustentável.

“Os consumidores Delta Q têm aderido massivamente à reciclagem das cápsulas, e temos consciência que essa adesão se deve inteiramente à sua própria consciência ambiental, à sensibilização através dos meios de comunicação social e sensibilização através dos pontos de venda próprios Delta Q”, explicou Rui Miguel Nabeiro, administrador da Delta Cafés, citado pelo CiênciaPT.

O responsável disse ainda que esta recolha – inédita e até hoje nunca conseguida – mostra a “preocupação do público em tornar os ciclos produtivos mais sustentáveis”.

“O pioneirismo deste projecto é inigualável a nível mundial”, continuou Rui Miguel Nabeiro.

O projecto ReThink tem como objectivo potenciar a reciclagem e a reutilização do resíduo produzido pelo acto de consumo: a borra do café. Com uma produção anual de 20 mil toneladas de café e um potencial de borra húmida que corresponde ao dobro deste valor, a Delta pretende com este projecto explorar oportunidades de valorização de um resíduo feito recurso, proveniente da sua actividade.

Em conjunto com sociedades científicas e tecnológicas – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológico, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Industrial da Universidade Nova de Lisboa, o departamento de I&D da Delta está a estudar a aplicação das borras de café em áreas como a cosmética, nutrição, agricultura, biomateriais e energias.

O projecto ReThink decorre até 2011.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...