Projeto Cabeço Santo promoveu ação de plantação no Caramulo



No passado sábado dia 15, a Quercus promoveu mais uma ação de voluntariado em Belazaima do Chão, Águeda. O Projeto Cabeço Santo recebeu uma dezena de voluntários para um conjunto de ações de sensibilização e os voluntários tiveram a oportunidade de plantar mais de uma centena de carvalhos, castanheiros, medronheiros e pilriteiros.

O Projeto Cabeço Santo iniciou-se em 2006, um ano após o incêndio que deixou a zona em cinzas. O seu objetivo principal é a criação de um mosaico de áreas de conservação numa zona intensamente utilizada para o cultivo florestal de uma espécie exótica: o eucalipto. Foi motivado inicialmente pela tentativa de evitar que as áreas de habitat rupícola fossem alvo da expansão de espécies infestantes. No entanto, os horizontes do Projeto foram rapidamente alargados para incluir áreas até aí sujeitas a exploração florestal intensiva.

Este é um projeto único em Portugal, com uma área de intervenção de 150 hectares.

O Projeto Cabeço Santo tem a Câmara Municipal de Águeda e a Altri Florestal como parceiros e conta com o apoio do Espaço Talassa, ZooFeira, Critec, Indasa, Acail Gás Medicare, Zeocel, Associação Florestal do Baixo Vouga e Associação Os Pioneiros.

A empresa Zeocel, que trabalha na área de fertilidade dos solos, é a nova parceira do projeto e vai apoiar as ações de plantação de árvores autóctones no Caramulo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...