Projeto ECO.NOMIA ALENTEJO CENTRAL quer incentivar economia circular e promover o desenvolvimento sustentável



O Projeto ECO.NOMIA Alentejo Central está a aceitar até ao próximo dia 16 de Novembro as candidaturas para o Concurso “+Eco.Alentejo Central”, cujo principal objetivo é consciencializar a população para a escassez premente dos recursos do planeta, incentivando a criação de estratégias inovadoras para o território do Alentejo Central, que promovam a transição para a economia circular.

O concurso está dividido em três categorias: Prémio Iniciativa Jovem, Prémio Inovação em Economia Circular e Prémio Economia Circular nas Empresas.

Esta é uma iniciativa conjunta do NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora e da CCDR Alentejo – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, cofinanciado pelo Fundo Ambiental.

«É essencial que todos nós – empresários, políticos, jovens e demais população – tenham a consciência efetiva que os recursos do planeta Terra são finitos, e que já hoje alguns se encontram no limite. A economia circular é um modelo económico que responde às necessidades globais relacionadas com a sustentabilidade ambiental, através da implementação de estratégias inovadoras baseadas no desenvolvimento de novas tecnologias, novos produtos, serviços e atitudes, promovendo a reutilização de materiais e recursos», afirma Vitor Barbosa, Presidente da Direção do NERE.

 

Promoção ativa da economia circular
A iniciativa propõe-se premiar pessoas, empresas e instituições do Alentejo Central que promovam ativamente o desenvolvimento sustentável e a economia circular através do desenvolvimento de projetos sustentáveis a nível ambiental, económico ou social. O prémio “+Eco.Alentejo Central” tem como objetivo premiar e reconhecer as ideias e práticas mais inovadoras, que simultaneamente promovam o estabelecimento de parcerias efetivas entre empresas, instituições e sociedade civil, para assim alertar, sensibilizar e consciencializar a sociedade para a importância do equilibro ambiental.

Existem três categorias a concurso:

  • Prémio Iniciativa Jovem, para indivíduos com menos de 30 anos, residentes no Alentejo Central. Valor monetário: 500 Euros.
  • Prémio Inovação em Economia Circular com um valor monetário de 1.000 Euros;
  • Prémio Economia Circular nas Empresas com um valor monetário de 1.500 euros.

Aos dois últimos itens podem candidatar-se as entidades do sistema científico e tecnológico regional e empresas constituídas sob qualquer forma jurídica com escritório no Alentejo Central respetivamente.

Para mais informações, pode contactar a NERE através do endereço de email anabrejo@nere.pt





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...