Projeto europeu cria pequenas ilhas que combatem a eutrofização



Um projeto europeu intitulado “LiveLagoons” criou um sistema de pequenas ilhas que, ao se implementarem em lagoas onde existe excesso de nutrientes, melhora a qualidade da água. O projeto foi desenvolvido entre agosto de 2017 e dezembro de 2021, e contou com 1.1 milhões de euros de investimento da Comissão Europeia.

Foram criados sistemas flutuantes e instalados em diferentes zonas húmidas de três países, situados a sul do Mar Báltico: na Alemanha, nas lagoas de Darss-Zingst Bodden Chain, na Polónia, na Lagoa Szczecin, e na Lituânia, na Lagoa Curonian. Estas pequenas ilhas foram construídas pela equipa de cientistas, e eram feitas de madeira, boias de aço inoxidável e de rede coberta com junco seco. Nas mesmas era possível encontrar espécies como Lythrum salicaria, Iris pseudacorus, Calystegia sepium, Carex acutiformis e Schoenoplectus lacustris.

A água nestes locais encontrava-se em mau estado devido à acumulação de nutrientes, que resultava das estações de tratamento de águas residuais municipais e da agricultura. O processo desenvolveu-se através das raízes, que absorvem e removem os nutrientes da água.

Estas ilhas permitiram melhorar a qualidade da água, recuperar a biodiversidade, criar um novo habitat para as espécies e restaurar os habitats costeiros utilizados para turismo local.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...