Projeto lei do PAN incentiva o depósito das garrafas de bebidas
Quem cresceu na década de 1980 certamente que se recorda da necessidade de devolver as garrafas de vidro nos cafés na altura de comprar outra bebida. Este hábito perdeu-se infelizmente, mas o PAN (partido Pessoas-Animais-Natureza) parece querer retomá-lo. O partido tem um projeto de lei sobre depósito de embalagens de bebidas, sejam elas plástico, alumínio ou vidro, que deverá ser votado em breve.
A ideia deste projeto é criar um sistema que incentive o depósito destas embalagens de bebidas, de modo a evitar o lixo excessivo. Será dividido em duas fases: uma que deverá estar operacional até ao final de 2019, e uma outra que começa em 2022.
A primeira fase será um projeto piloto ou a fase de incentivo que pretende premiar quem entregar garrafas de plástico para criar o hábito de recolha. Na segunda fase passa a ser obrigatório recolher todas as embalagens de bebidas de plástico, alumínio, vidro ou materiais ferrosos.
André Silva, do PAN, explicou à Lusa que a segunda fase da lei é a mais importante e que o grande objetivo seria acabar com o consumo do plástico ou, não sendo possível, garantir que o plástico colocado no mercado seja todo retomado.