Projeto “Mais Vidro, Mais Reciclagem” vai aumentar reciclagem nos estabelecimentos HORECA



O projeto “Mais Vidro, Mais Reciclagem #Horecafazpartedasolução” vai aumentar a taxa de reciclagem de vidro nos estabelecimentos do Canal HORECA, ou seja, nos restaurantes, cafés e hotéis. A iniciativa surge através da Sociedade Ponto Verde (SPV) e da Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE), que acreditam que estes estabelecimentos podem ter um papel crucial no aumento da reciclagem do material em Portugal.

Assim, serão desenvolvidos diferentes modelos de atuação irão permitir a separação das embalagens de vidro de forma facilitada, rápida e eficaz. Em primeiro lugar, serão instalados 270 vidrões com um inovador sistema para possibilitar o baldeamento assistido. Tratam-se de ecopontos, suportados por um mecanismo tecnológico, que vão baldear automaticamente um contentor de 120 litros de uma única vez. Desta forma, o processo manual de colocação das embalagens uma a uma é anulado. Por outro lado, será promovida a recolha porta-a-porta e a utilização de vidrões subterrâneos junto dos espaços. Está ainda prevista a sensibilização e capacitação dos colaboradores dos estabelecimentos aderentes.

O projeto-piloto abrange, numa primeira fase, os municípios de Matosinhos, Gondomar, Espinho, Vizela, Guimarães, Cascais e alguns concelhos do Algarve, e um total de 1500 estabelecimentos. Numa segunda fase, espera-se alargar o projeto a mais zonas do país.

O “Mais Vidro, Mais Reciclagem #Horecafazpartedasolução” surge no âmbito da estratégia definida por nove entidades do setor das embalagens de vidro, que assumiram o compromisso conjunto de superar as metas da reciclagem do vidro para 2025. Atualmente a taxa de reciclagem do vidro é de 56% em Portugal e o objetivo é chegar aos 75% até 2025.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...