Projeto Piloto “Escola de Anciãos” arranca no Baixo Alentejo para recuperar práticas sustentáveis antigas
A Região do Baixo Alentejo foi selecionada para o arranque da fase piloto do projeto “Escola de Anciãos” que pretende recuperar a cultura, os saberes e as tradições do território para, com o apoio da população sénior, estimular competências transversais criativas e empreendedoras junto de públicos em risco de exclusão social, foi ontem divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, esta iniciativa é promovida pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e pela Associação Círculo Primaveril – Associação para a promoção da Economia Circular e da Ecoinovação.
“A Escola de Anciãos é um projeto humanista, que pretende juntar duas comunidades distintas, os séniores e as pessoas em risco de exclusão social, porque juntas podem ajudar-se mutuamente e ser uma mais-valia para a sociedade”, refere Mariana Pinto e Costa, Presidente da Associação Círculo Primaveril. Que acrescenta: “este projeto vai trabalhar com a comunidade sénior para conhecer práticas do passado, naturalmente sustentáveis por necessidade, reavivar e colocar novamente essas mesmas práticas em uso. Por outro lado, essas práticas, vão ser o motor para a criação de negócios inovadores e sustentáveis junto de pessoas em risco de exclusão social. Vamos capacitar estas pessoas dando-lhes ferramentas para crescerem e autonomizarem-se”.
Mapeamento de práticas tradicionais e ancestrais
Através deste projeto tem sido desenvolvido desde agosto de 2022, em conjunto com o público sénior e diversos intervenientes locais e regionais, um mapeamento de práticas ancestrais da região. Estas práticas estão alinhadas por natureza com a Economia Circular, ao reavivar as mesmas estas passam a estar acessíveis para o desenvolvimento de projetos futuros. O mapeamento resultará num e-book que será apresentado à comunidade e ficará disponível em https://escoladeanciaos.pt/.
Programa de Aceleração de Empreendedorismo Sustentável
Durante o ano de 2023 será ainda desenvolvido um Programa de Aceleração onde os interessados à criação do seu próprio emprego poderão participar em formações, visitas, oficinas práticas, workshops, e apoio à prototipagem de negócios. Todo o programa será acompanhado por um conjunto multidisciplinar de mentores especializados. Os interessados em participar neste programa podem inscrever-se através de contacto telefónico (961 271 096), email (circulo.primaveril@gmail.com), ou do preenchimento do seguinte formulário: https://bit.ly/AceleracaoEscoladeAnciaos
Região piloto – Baixo Alentejo
Com objetivo partilhar e replicar estas práticas, o projeto prevê o desenvolvimento de um que permita a sua implementação em novas localidades, seguindo a metodologia previamente testada.
Os interessados em integrar este projeto podem aceder a mais informações em escoladeanciaos.pt. e participar nas atividades de mapeamento de boas práticas, participar como empreendedor no programa de aceleração ou até ser mentor do projeto.
O projeto piloto é promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e pela Associação Círculo Primaveril – Associação para a promoção da Economia Circular e da Ecoinovação Social, com objetivo de recuperar o saber dos anciãos e, em conjunto com práticas sustentáveis, promover o espírito empreendedor de população em risco de exclusão social. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Cuba, Associação Make it Better e Terras Dentro, e é cofinanciada pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Aviso “Projetos inovadores/experimentais na área social (DLBC)” do PO Alentejo 2022.