Projeto80 levou boas práticas de sustentabilidade a Viseu (com VÍDEO)



O Projeto 80, que visa dinamizar o movimento associativo nas escolas e promover a educação para a sustentabilidade, empreendedorismo e cidadania, visitou ontem a Escola Secundária Alves Martins, em Viseu. Nesta iniciativa pioneira, profissionais de diferentes áreas debruçaram-se sobre as temáticas de responsabilidade social e de cidadania, gestão eficiente de recursos e ambiente.

A iniciativa pretendeu incentivar os jovens à participação no Projeto 80, bem como realçar o seu papel, através das Associações de Estudantes (AE), no desenvolvimento de uma comunidade e sociedade mais sustentáveis por via da adopção e da implementação de práticas que incrementam o bem-estar social, ambiental e económico das suas populações. Com efeito, a constituição formal de uma AE foi um dos temas em destaque, já que é um dos imperativos para a apresentação de candidaturas ao projecto.

Siga o Projeto80 no Facebook.

José Cardoso, director regional do Centro do Instituto Português da Juventude, Nuno Sequeira, presidente da Quercus, António Abreu Ferreira, director do departamento de Gestão de Resíduos da Amb3E e Emanuel Monteiro, técnico de educação ambiental no departamento de Educação, Comunicação e Relações Institucionais da Lipor, entre outros convidados, apresentaram boas práticas de sustentabilidade a uma plateia de 200 jovens estudantes.

As preocupações ambientais e de cidadania integram também a filosofia da Escola Secundária Alves Martins, a anfitriã do evento. A escola tem desenvolvido actividades de sensibilização sobre alimentação saudável, em parceria com o Hospital de S. Teotónio, e o Clube Bioterra. Neste último caso, contempla acções de intercâmbio com a Escola Superior Agrária de Viseu e com o Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa, que permitem aos alunos alargarem conhecimentos científicos e terem contacto com a natureza.

Um dos espelhos do espírito empreendedor e gerador de responsabilidades individuais e de grupo da Escola é a sua AE, recentemente eleita e presidida por Miguel Pêga, que através de várias actividades pretende contribuir para consciencializar os jovens estudantes sobre as atitudes e comportamentos que beneficiam a comunidade onde se inserem, desde a sensibilização para iniciativas de voluntariado, manutenção em bom estado dos espaços verdes, ações de florestação, entre outras.

As candidaturas ao Projeto 80 estão abertas até 31 de Maio, terminando a primeira fase a 15 de Março. Saiba mais aqui.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...