Qatar recruta engenheiros portugueses para obras públicas
A Autoridade das Obras Públicas do Qatar, entidade que supervisiona a concepção, construção e operacionalização das infra-estruturas pública no Qatar, estima em 5.000 o número de oportunidades de emprego naquele país, mostrando-se disponível a contratar engenheiros portugueses.
Segundo a Yohannan GJ, consultora do Governo qatari para o mercado europeu, a Autoridade das Obras Públicas do Qatar vai pesar o interesse por parte dos profissionais portugueses e a quantidade e qualidade de currículos enviados.
Em entrevista ao P24, Fernanda Correia, responsável pela gestão de carreiras e recrutamento da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), explicou que receberá esta segunda-feira, pelas 17h, uma videoconferência sobre este tema. A iniciativa tem o apoio da Ordem dos Engenheiros.
Nesta, serão apresentadas as ofertas de emprego e o mercado de trabalho do Qatar. Serão também explicados os perfis pretendidos e como devem os interessados remeter os seus currículos – e que documentos devem anexar às candidaturas.
“Prevê-se ainda o esclarecimento de questões relacionadas com o reconhecimento de diplomas, direitos e deveres para trabalhadores estrangeiros no Qatar (legislação, impostos, vistos), sectores com maior procura, salários, descrição do estilo de vida, custo de vida e cultura”, explicou Fernanda Correia ao P24.
Segundo a responsável, a prioridade é recrutar engenheiros graduados e com mais de cinco anos de experiência profissional, para trabalhar no desenvolvimento de projectos de drenagem (design drainage) e projectos de estradas (design roads), havendo nestas actividades um total de 45 lugares por preencher.
A videoconferência vai decorrer às 17h em simultâneo na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e na Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. A participação é gratuita, mas os interessados devem inscrever-se através de um formulário disponibilizado online.