Qual o impacto ambiental da roupa que compramos? Já pode fazer as contas com a nova calculadora da Farfetch



A Farfetch é uma empresa de e-commerce de moda, e tem vindo a adotar diversas medidas no intuito de reduzir a sua pegada ambiental. Os seus projetos destacam-se por, nomeadamente, adotar um envio de encomendas mais eficiente, apostar em marcas que utilizem materiais ecofriendly e criar uma secção de venda e doação de roupas em segunda mão.

A mais recente ferramenta “Fashion footprint” é uma espécie de calculadora que indica dois aspetos fundamentais, o impacto que o material das peças de roupa tem e o quanto podemos poupar o ambiente ao comprar roupas usadas.

O primeiro setor “Material impacts” avalia o impacto ambiental da compra de novos produtos feito de materiais como Lã, Pele e Nylon, referindo o número de carbono emitido na atmosfera (equivalente a quilómetros percorridos de automóvel) e os litros de água gastos (equivalente a uma banheira cheia de água) na sua produção. Em simultâneo, indica os símbolos certificados que se deve procurar nas etiquetas e o tipo de material reciclado pelo qual se pode optar relativamente ao tecido escolhido.

Por exemplo, um quilo de Viscose equivale a 30 quilogramas de carbono emitidos na atmosfera, 120 quilómetros percorridos de carro, 39 banheiras cheias de água e 3,829 litros de água.

O segundo setor, “Environmental savings of shopping pre-owned” refere o quanto se poupa o ambiente e os recursos naturais ao comprar roupas e acessórios em segunda mão.

Pode optar por selecionar um número de peças de roupa e calcular o quanto poupa em emissões de carbono (equivalente a um voo de Londres para Paris), em litros de água (equivalente a 6 banhos de banheira) e em desperdício (equivalente ao tamanho de um ananás).

Além desta ferramenta, a Farfetch publicou um relatório em parceria com a Icaro, a QSA e a London Waste and Recycling Board, onde avaliaram o consumo de peças em segunda mão. Com uma amostra de 3 mil pessoas provenientes do Reino Unido, da China e dos Estados Unidos da América (EUA), o estudo afirma que 38% do guarda-roupa dos inquiridos contém peças usadas, 52% estava proativamente à procura destes produtos, e que em média, no ano de 2019, cada um comprou 8 peças daquele género. Os EUA lideram as compras em loja física, e a China em loja online.

Com estas medidas, a Farfetch procura dar seguimento às sua metas de sustentabilidade e incentivar os consumidores a fazerem escolhas mais conscientes na hora de comprar peças de roupa.





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