Quatro casas-prego que insistem em resistir (com FOTOS)



As casas-prego chinesas são uma das maiores aberrações urbanísticas do mundo. A sua história é simples de explicar: elas são conhecidas por este nome – ou “dingzihu” – porque são tão difíceis de remover quanto os pregos. Estas aberrações urbanas são cada vez mais comuns na China, crescendo com o próprio desenvolvimento económico e urbano do país.

Na verdade, esta não é a primeira vez que falamos nas “nail houses” chinesas, e provavelmente não será a última. É a prova do crescimento desmesurado, artificial e sem estratégia da China.

É, também, o exemplo da resistência humana e dos proprietários que recusam ofertas de promotores imobiliários pela demolição da sua casa – por razões económicas, logísticas ou emocionais.

As casas da nossa galeria foram fotografadas em Wuxi, no este chinês, na última sexta-feira. Com seis milhões de habitantes, Wuxi é uma das cidades que mais cresce na China, uma vez que dista meros 50 minutos de comboio de Xangai.

A última década foi marcada por uma rápida urbanização, o que significa que as estradas estão a ser alargadas ou construídas de raiz para acomodar um volume de tráfego maior.

Aos poucos, muitos dos proprietários destas casas-prego estão a ceder aos interesses camarários e privados. Não é o caso destes, porém.

[nggallery id=2236 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...