Quem são os corredores que utilizam o Twitter em Portugal?
Em Portugal, praticamente a mesma percentagem de homens (32%) e mulheres (31%) falam sobre hábitos de corrida no Twitter, mas também sobre dança e futebol.
Esta é uma das conclusões de um estudo da E.Life Portugal, empresa de inteligência de mercado baseada nas redes sociais, que analisou 1.340 perfis de Twitter e 1.585.449 tweets de 1 de Agosto de 2013 a 31 de Janeiro de 2014.
Segundo o agregador O Meu Bem Estar, numa altura em que correr se afirma como um desporto cada vez mais em voga e existe uma grande fusão da vida real com as redes sociais, a E.Life Portugal procurou identificar e analisar os utilizadores do Twitter que se declaram corredores ou que relatam hábitos de corrida através de depoimentos, check-ins e biografia.
Mas afinal quem são estes corredores assumidos? São, na sua maioria, estudantes e jornalistas, segundo revelam na Bio da sua conta de Twitter.
Os perfis analisados mencionaram “fui correr”, “vou correr”, “ir correr”, “a correr”, “corrida”, “corredor”, “corredora”, “maratona”, “jogging” ou “corro” nesta rede social.
Ainda de acordo com o estudo, a maior parte dos utilizadores portugueses, correspondendo a 50%, não indica a sua localização nas redes sociais. Restaurantes, bares e cafés são os lugares onde a maioria dos corredores faz check-in (844 check-ins).
O principal ponto de acesso para partilhar depoimentos é via dispositivo móvel, com destaque para o uso do Iphone. 33.118 dos tweets foram publicados através de um Ipad.
Em relação a aplicativos, destaca-se o uso da App Nike+ para partilhar as corridas realizadas. Os tweets mostram uma tendência para partilhar mensagens relacionadas com produtos electrónicos (71%), Internet (76%), cerveja (43%) e supermercados (39%).
Os corredores mais populares no Twitter são o Fernando Alvim, com 104.000 seguidores, e o Paulo Querido, com 74.000 seguidores.
Foto: Phil and Pam / Creative Commons