Quercus: centenas de sobreiros protegidos foram abatidos ilegalmente na Costa Vicentina



Centenas de sobreiros da área protegida do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina têm vindo a ser abatidos há várias semanas, segundo a Quercus. O abate decorre na Herdade do Leonardo, numa área de cerca de 120 hectares junto a Troviscais, no concelho de Odemira.

“Dada a gravidade da situação, a Quercus deslocou-se ao local e confirmou o abate do arvoredo, tendo-se constatado a existência de vários sobreiros verdes cintados pelo proprietário, que serviam de indicação para o prestador de serviço efectuar o corte, mesmo sem qualquer autorização legal”, explicou a Quercus em comunicado.

Segundo a ONG, havia uma autorização para abate de 120 sobreiros secos, mas “foram abatidos pelo menos cerca de 300 sobreiros verdes sem qualquer autorização”, assim como “diversos carvalhos-portugueses”.

“Esta situação é muito grave e evidencia o descontrolo da actividade de comércio de lenhas, que hoje é pouco ou nada fiscalizado pelas autoridades. A Quercus exige a actuação imediata das entidades competentes para repor a legalidade, dando uma especial atenção à verificação da eventual atribuição de apoios públicos a projectos agro-florestais a decorrer na Herdade do Leonardo”, conclui a ONG.

A Herdade do Leonardo está localizada no interior do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em área de protecção partial Tipo II. A herdade também integra o Sítio de Importância Comunitária da Rede Natural 2000 – Costa Sudeste.

A Assembleia da República classificou recentemente o sobreiro como a Árvore Nacional de Portugal.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...