Quercus: Minuto Verde celebra seis anos de conselhos ecológicos e internacionaliza-se para Moçambique e Cabo Verde
Amanhã, 6 de Março de 2012, assinalam-se seis anos de emissão do Minuto Verde, rubrica ambiental produzida pela Quercus e exibida todos os dias úteis, um pouco antes das 8h, 9h e 10h, no Bom Dia Portugal, programa informativo das manhãs da RTP1.
Desde a sua estreia, em 2006, foram emitidos mais de 1530 episódios – também transmitidos na RTP Informação, África e Internacional – que apresentam, em 60 segundos, conselhos ambientais práticos nas mais diversas áreas e divulgam locais ou práticas de interesse natural e ecológico.
A entrada no sétimo ano de emissão coincidirá com as primeiras gravações internacionais do Minuto Verde, que dedicará, em 2012, um conjunto de episódios a dois países africanos de língua portuguesa: Cabo Verde e Moçambique.
A deslocação aos países de língua portuguesa terá o apoio financeiro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), do Programa Ambiente da Fundação Gulbenkian e de empresas portuguesas. Os temas a abordar resultarão de um diálogo que a Quercus tem mantido com todos os mecenas e também com os Ministérios do Ambiente de Cabo Verde e Moçambique.
Outro destino do Minuto Verde em 2012 será Londres, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Verão que se realizarão nesta cidade no próximo mês de Junho, e cuja organização tem vindo a assumir várias preocupações e compromissos de sustentabilidade, desde as infra-estruturas à gestão de recursos.
Durante o período da realização dos jogos serão emitidos episódios relativos às boas práticas ambientais associadas ao evento e previamente gravados nos diversos locais das provas. A deslocação a Londres teve o apoio organizativo da Embaixada do Reino Unido em Lisboa e também de algumas empresas.
“O programa é um caso único de sucesso na área da sensibilização ambiental não apenas em Portugal, mas também no resto da Europa, onde tem sido apresentado como exemplo de educação e formação ambiental em várias conferências, até ao seu uso como apoio ao ensino da língua portuguesa”, explica a Quercus em comunicado.
Seis anos depois, a rubrica alargou o âmbito dos temas abrangidos, complementando conselhos domésticos e urbanos com a divulgação de locais prioritários em termos de conservação da natureza ou boas práticas de empresas e autarquias.
Em Portugal, tentou-se descentralizar da capital os bons exemplos apresentados, tendo sido percorridas diversas regiões do país. Das Aldeias de Xisto na Região Centro ao Litoral Alentejano, do Douro a Castro Marim, passando ainda por cidades ou vilas como Porto, Viseu, Aveiro, Vila Real, Coimbra, Palmela, Serpa ou Portimão, foram inúmeros os locais de filmagem, não tendo sido esquecidas as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, que mereceram particular destaque.
O Minuto Verde é assegurado voluntariamente pela Quercus através dos apresentadores Francisco Ferreira, Susana Fonseca e Sara Campos, responsáveis pela preparação e selecção dos temas, assegurando a RTP os custos associados à produção. A Quercus recebe também sugestões do público e comentários ou pedidos de informação enviados principalmente através de correio electrónico, a que tem procurado dar sempre resposta em tempo útil.
Todos os episódios do Minuto Verde ficam disponíveis online em www.rtp.pt, no próprio dia da sua emissão televisiva. Os telespectadores poderão continuar a colocar as suas dúvidas ou sugestões pelo endereço de correio electrónico quercus@quercus.pt.