Ratos podem evoluir até ao tamanho das vacas



Ratos e ratazanas gigantescas, do tamanho de vacas ou até maiores, podem ser uma realidade do futuro do Planeta, de acordo com um estudo coordenado pelo geólogo Jan Zalasiewicz, da Universidade de Leicester. O estudo foi publicado no ano passado e reavivado ontem pelo Mail Online, tendo como pano de fundo este outro estudo, não menos assustador.

“Os animais vão evoluir, com o tempo, para qualquer tipo de corpo que lhes permita sobreviver e reproduzir”, explicou Zalasiewicz. O cenário aterrador pode ser uma realidade assim que os ratos, altamente adaptáveis, possam aproveitar-se da extinção de grandes mamíferos.

Um exemplo desta evolução: no período cretáceo, durante a era dos dinossauros, existiam mamíferos muito pequenos, do tamanho de ratazanas e ratos, uma vez que os dinossauros ocupavam maiores nichos ecológicos.

No entanto, assim que os dinossauros desapareceram, estes mamíferos evoluíram em várias formas diferentes. “Com o tempo, os ratos podem crescer até ao tamanho da capivara (na FOTO), o maior roedor do mundo da actualidade, que pode chegar aos 80 quilos. “Se o ecoespaço estiver suficientemente vazio, eles podem ainda ser maiores”, concluiu Zalasiewicz. Do tamanho de… vacas.

Foto: Phalinn Ooi / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...