Receita Sustentável: Pescada alla chitarra
A nossa segunda receita da World Wide Fund for Nature (WWF) chega-nos de Itália, tem a pescada como estrela e é da autoria de Lisa Casali, uma especialista em culinária sustentável e uma cientista ambiental.
Casali mantem um blog “Ecocucina” inteiramente dedicado à cozinha eco-friendly, e foi eleita a melhor escritora de alimentação em Itália, o ano passado. É também anfitriã e autora do programa de culinária “Il mondo in un piatto” (“O mundo no seu prato”) e tem-se envolvido em vários eventos de sensibilização sobre desperdício alimentar.
PREPARAÇÃO
Num liquidificador, misture o pão com 2 colheres de sopa de azeite, um punhado de salsa, manjericão e uma pitada de sal. Triture tudo e, em seguida, torre numa frigideira e reserve.
Corte finamente a parte verde do alho-francês e leve a alourar na frigideira com 2 colheres de sopa de azeite.Pique os filetes de pescada em cubos de tamanho médio, e misture-os com o alho-francês, acrescentando sal e piri-piri. Adicione o vinho e deixe ferver até reduzir.
Rale e esprema o limão, junte a raspa e o sumo ao peixe e retire do lume.Coza a massa numa panela grande com água a ferver. Quando cozida, adicione-a ao molho de peixe que acabou de preparar. Frite por dois minutos e divida pelos pratos. Junte pão ralado e manjericão por cima e deleite-se!
INGREDIENTES
500g esparguete fresco (ou qualquer outro tipo de massa que goste)
250g filetes de pescada
salsa e manjericão
azeite extra virgem
½ copo de vinho branco
1 limão orgânico
100g da parte verde do alho-francês
1 fatia de pão velho
uma pitada de piri-piri
sal