Reino Unido: cheias revelaram florestas pré-históricas (com FOTOS)
A intensidade das tempestades que, desde Novembro, assolam o território britânico, está a revelar inúmeras florestas pré-históricas até agora submersas, de acordo com o The Telegraph.
As florestas encontram-se ao longo da costa da Cornualha e do País de Gales e estão a ser identificadas pela primeira vez em 40 anos. Uma das mais impressionantes situa-se em Mount Bay, Cornualha, e é constituída por pedaços entre três e cinco metros de carvalho antigo, pinheiros e faia. Até agora, estas estavam preservadas pela areia.
Há muito tempo que os cientistas sabem da existência destas florestas, mas só agora os geólogos vão poder utilizar datação por radiocarbono para perceber a sua idade e perceber quando é que elas ficaram submersas – estima-se que o fenómeno tenha ocorrido há 4.000 a 6.000 anos e não há 12 mil anos, como se pensava.
Nesta altura, as comunidades britânicas estavam lentamente a abandonar os estilos de vida de caçador-colector pela agricultura.
“As tempestades revelaram pedaços de pinheiros e carvalhos entre dois a cinco metros, assim como restos de moitas com bolotas e avelãs bem preservadas. Estas florestas cresceram há quatro ou cinco mil anos, quando o clima estava ligeiramente mais quente do que nos nossos dias”, explicou Frankie Howie, responsável pelo Geoconservation Group e líder do departamento de vida selvagem de Cornwall.
Nos próximos meses, as florestas deverão ficar novamente submersas.
Foto: Keith Morris / Wales Online
[nggallery id=263 template=greensavers]