Reino Unido: McDonald’s vai indicar calorias das refeições nos próprios menus
Os 1.200 restaurantes que a McDonald’s possui no Reino Unido vão começar a informar os seus clientes, nos próprios cartazes e menus da marca, da quantidade de calorias que cada refeição ou produto alimentar possui, de acordo com o Brand Republic.
Esta medida, que está agendada para Setembro, surge na sequência de um acordo de “responsabilidade social” entre cerca de 170 empresas da indústria alimentar e o Governo britânico.
As empresas, nas quais se encontram a Tesco, Unilever, Diageo, Sainsbury’s, Carlsberg e Mars, garantiram ao Governo que iriam fazer algumas modificações no que toca à sua estratégia de responsabilidade social.
O anúncio foi hoje feito pela multinacional de fast food, que já coloca informações relacionadas com as calorias, por exemplo, nas suas embalagens.
A partir de Setembro, os clientes da McDonald’s passarão a saber que um Big Mac contém 490 calorias, um milkshake pequeno 220 calorias e quatro chicken McNuggets perto de 170 calorias.
Ainda de acordo com a McDonald’s, a decisão foi tomada depois de uma pesquisa interna ter afirmado que oito em 10 clientes são da opinião que as empresas deverão informar de forma “simples e visível as calorias” de cada produto.
Enquanto Pizza Hut, KFC e McDonald’s aceitaram colocar as calorias das suas refeições nos menus a partir de Setembro, outras, como a Diageo, anunciaram que, até 2013, mais de 80% das bebidas alcoólicas seriam claramente identificadas como tal.
Outras das medidas do plano pretendem reduzir o sal na comida, para que cada pessoa consuma menos uma grama de sal por dia até ao final de 2012; remover as gorduras trans artificiais até ao final do ano e levar a campanha Change4Life para mais de 1.000 lojas de conveniência, no curto prazo.
O grande objectivo do executivo britânico é reduzir a obesidade no país e promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas.