Reino Unido: turbina eólica caiu devido a ventos fortes
Uma turbina de energia eólica tombou no norte de Devon, deixando os moradores da zona preocupados com a segurança do equipamento. É a primeira vez que uma turbina cai no Reino Unido, embora já se tenha registado antes a queda de algumas pás dos rotores dos aerogeradores.
A turbina em causa estava situada num terreno em Bradworthy e caiu nas primeiras horas da manhã do passado domingo, quando ventos fortes atingiram a região.
Uma porta-voz da Dulas, a companhia de energia responsável, assegurou que a comunidade local pode ficar tranquila, pois esta está a trabalhar para perceber a causa exacta do incidente. “A nossa equipa técnica é uma das mais experiente no Reino Unido e já está a trabalhar junto do fabricante da turbina para conduzir uma investigação completa de análise da causa.”
Segundo avança o The Guardian, a turbina era relativamente pequena, com uma altura de 24 metros e uma capacidade de geração de 0.05MW.
Paul Thompson, da Renewable Energy Association, disse: “É importante não reagir excessivamente a este incidente, uma vez que existem mais de 3.500 turbinas no Reino Unido com uma capacidade total de mais de 5.500MW”. E acrescentou: “O benefício de ter esta capacidade distribuída por vários milhares de pequenos geradores é que quando um vai abaixo, isso não tem um grande impacto sobre a rede”.
Andrew Pendleton, da Friends of the Earth, reforçou esta opinião. “De certa forma, o incidente mostra a vantagem de ter um sistema de energia descentralizado: quando qualquer parte vai abaixo, isso não afecta a segurança energética, ao contrário do que acontece quando as principais estações de energia param”, disse ele.