Reino Unido vai ter o primeiro supermercado social



Abriu no Reino Unido o primeiro supermercado social, um local onde pessoas com dificuldades económicas vão poder comprar produtos com preços até 70% mais baratos que os praticados nas superfícies comerciais normais.

Este supermercado – o Community Shop – está situado em Goldthorpe, uma localidade no sul de Yorkshire de grande privação social e é apoiado por grandes supermercados e empresas de retalho.

Se o projecto for implementado com sucesso, poderá ser replicado em outras cidades do Reino Unido. A Community Shop é uma subsidiária da Company Shop, o maior redistribuidor comercial de excedentes alimentares do Reino Unido. Esta empresa trabalha com os retalhistas e fabricantes de forma a resolver os seus excedentes de forma segura e sustentável. Até agora, a Company Shop vendia estes produtos – bens com embalagens danificadas ou rotulagem incorrecta, que não podem ir para as prateleiras das superfícies comerciais – apenas aos seus funcionários.

O sistema de utilização deste supermercado social vai funcionar como uma espécie de associação, que será restrita às pessoas que recebam apoios sociais do Governo e habitem em determinado código postal. Para além da comida mais barata, estas pessoas vão ter acesso a programas de apoio social e financeiro, como por exemplo gestão do orçamento familiar, workshops de culinária, para rentabilizar os alimentos ao máximo e aconselhamento de gestão da dívida.

Segundo a directora de assuntos sociais e ambientais da Company Shop, Sarah Dunwell, foram as situações difíceis que muitas famílias enfrentam que levaram a Company Shop a querer fazer mais para dar uma melhor utilidade aos excedentes alimentares e ajudar estas famílias ao mesmo tempo.

“Ficámos encantados em ajudar a desenvolver e a implementar o primeiro supermercado social do Reino Unido. É difícil evitar os excedentes da indústria, mas o que a Community Shop pretende demonstrar é que se todos trabalharmos em conjunto podemos ter a certeza que o excedente de alimentos se traduz num bem social duradouro”, afirma Dunwell, refere o The Guardian.

Também já existem espaços comerciais deste tipo na Áustria e em Espanha.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...