REN oferece viatura ao Município de Loulé para reforçar defesa da floresta contra incêndios
A REN – Redes Energéticas Nacionais entregou uma viatura à Câmara Municipal de Loulé, no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais, reforçando o compromisso da empresa com a prevenção e combate aos incêndios rurais. A viatura vai reforçar as equipas de proteção civil da Autarquia, informou a empresa em comunicado.
Segundo a mesma fonte, esta viatura irá, assim, ajudar as equipas operacionais e técnicas do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé no desenvolvimento das tarefas de prevenção, planeamento, preparação, sensibilização/formação, vigilância, primeira intervenção/rescaldo, no apoio ao programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras” e no projeto “Condomínio da Aldeia”, entre outras ações no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Em 2022, no concelho de Loulé, a REN limpou 147,70 hectares em redor dos seus corredores de transporte de energia.
Desde 2009, e através de uma estreita parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os municípios na defesa da floresta contra incêndios, a REN atribuiu 89 veículos a várias instituições, entre corporações de bombeiros e equipas de prevenção de incêndios das autarquias.
A nível nacional, a REN tem quase 10 mil quilómetros (cerca de 35 mil hectares) de faixas de servidões de linhas elétricas e gasodutos, sendo que mais de 66% destas (23 mil hectares) estão inseridas em espaços florestais. Nos últimos cinco anos, a REN efetuou a gestão da vegetação em mais de 38 mil hectares (9 mil hectares em 2021), tendo rearborizado mais de 3,6 mil hectares nas áreas de servidão desde 2010, revela a empresa.
Em 2022, e durante toda a época de incêndios, a REN teve em operação seis equipas de prevenção e vigilância, disponíveis 24 horas/dia, 7 dias por semana. Estas equipas estão equipadas com equipamento de primeira intervenção, que lhes permite fazer uma primeira intervenção de combate aos focos de incêndio, conclui a mesma fonte.