Repsol integra Consórcio Internacional para nova indústria de hidrogénio renovável
O projeto H24All, coordenado por um Consórcio Internacional de entidades de seis países diferentes ( Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Noruega, Espanha e Turquia), fez um pedido de financiamento ao European Green Deal no âmbito de desenvolver a primeira unidade eletrolisadora alcalina de 100 megawatts da Europa.
O Consórcio, da qual faz parte a Repsol, pretende assim desenvolver uma nova indústria de hidrogénio, que será ligada a uma unidade industrial da empresa. A tecnologia será demonstrada numa operação real de acordo com as necessidades dos consumidores finais, respondendo aos requisitos do mercado para a produção competitiva de hidrogénio de baixo carbono. Esta irá impulsionar a tecnologia e o uso de hidrogénio renovável, reduzindo o custo do mesmo para cerca de 3 €/kg.
A iniciativa será um grande impulso para o desenvolvimento tecnológico na produção de hidrogénio renovável e terá um efeito positivo em outras indústrias, como mobilidade, refinaria, produção de combustíveis sintéticos e geração de energia renovável.