Reserva indígena norte-americana vai ter instalação fotovoltaica
A multinacional alemã Siemens está a construir uma micro-rede para fornecer energia eléctrica à reserva indígena Blue Lake Rancheria, no estado da Califórnia. A energia chegará a edifícios e instituições-chave da reserva, instalados numa área de 0,4 km2, entre os quais se encontram o edifício do governo tribal, empresas, um hotel, instalações de segurança e um abrigo da Cruz Vermelha.
A instalação fotovoltaica da micro-rede será a maior em Humboldt e espera-se que, com a sua entrada em funcionamento, seja possível atingir uma poupança nas emissões de CO2 de 150 toneladas por ano.
Desenvolvido em parceria com a reserva e com o Centro de Pesquisa Schatz Energy da Universidade Estadual Humboldt da Califórnia, o projecto deverá estar operacional no Outono de 2016.
A micro-rede (uma rede de distribuição de energia inteligente capaz de actuar regionalmente) permitirá à reserva cobrir a sua necessidade futura de energia de forma independente e ecológica, sem um risco significativo de apagões ou interrupções de energia. Com esta solução, complementada por ferramentas de previsão meteorológica e de carga do sistema de controlo, a reserva será capaz de prever com precisão o consumo de energia de modo a controlar, de forma dinâmica e energeticamente eficiente, os sistemas de geração distribuída de energia e as unidades de armazenamento.
Os componentes a serem integrados no sistema desta micro-rede incluem uma instalação fotovoltaica, com uma potência de 0.5 MW, um sistema de células de combustível de biomassa e geradores a diesel para produção de electricidade, bem como um sistema de armazenamento de energia com uma capacidade de 950 kilowatts hora (kWh).