ReuseGram: as suas fotos do Instagram em versão autocolante reutilizável
Já lhe tínhamos dado a conhecer o mais recente projecto inovador português que está a dar que falar: a ReuseGram, que transforma as fotografias do Instagram em autocolantes reutilizáveis. Em pouco tempo, a ideia está a crescer, a conquistar novos públicos e os stickers originais já são colados e descolados em vários pontos do mundo.
A ReuseGram nasce pelas mãos de Catarina Rodrigues da Silva, designer, Teresa Fortunato, gestora, e Nuno Caetano, publicitário. Apesar de criada no seio da ZUG, empresa de life and brand design, é uma marca autónoma – com objectivos, estratégia e posicionamento distintos.
“A ideia da ReuseGram surgiu num jantar de amigos no último Natal”, conta Teresa Fortunato ao Green Savers. “Estávamos a mostrar os produtos ZUG para crianças em autocolante reutilizável e, como Instagramers, estávamos a partilhar fotografias e a fotografar o próprio jantar.”
Foi assim que, num momento completamente inesperado, surgiu a ideia de aliar os autocolantes reutilizáveis ao Instagram. Estando os produtos ZUG bem lançados no mercado e com um grande potencial de crescimento, tal como o gigante Instagram, deu-se a união perfeita e a criação de uma novidade mundial – com símbolo de origem português.
Os ReuseGrams são, simplesmente, autocolantes personalizados com as fotografias da app. “Com os ReuseGrams pode-se eternizar os bons momentos registados no Instagram e trazer para o mundo físico o que se tem no mundo digital”, explica Teresa.
O incrível destes autocolantes é que colam, descolam e voltam a colar em qualquer superfície lisa – parede, madeira, vidro, espelho, azulejo, frigorífico, computador, telemóvel, candeeiro, entre muitas outras. O formato da fotografia é sempre quadrado, tal como o original Instagram. Em termos de medidas, os autocolantes são fornecidos em folhas de 15 cm2 e podem ter quatro, nove ou 25 fotos.
Quem não tem uma conta no Instagram também pode comprar os autocolantes ReuseGram, fazendo upload de fotografias directamente do computador. É ainda possível misturar fotos publicadas no Instagram com fotos privadas do computador.
Seja qual for o modelo escolhido, o preço é único e inclui portes de envio para todo o mundo – €11,49 (R$ 29,96).
Teresa explica que os ReuseGrams são impressos segundo os métodos standard de impressão digital, utilizando este material autocolante reutilizável, que é provido de um sistema de cola especial que não deixa resíduos nem marcas nas superfícies. Ele é especialmente concebido para múltiplos usos e pode, assim, ser reposicionado inúmeras vezes. “É o oposto do descartável”, afirma.
A longa durabilidade do produto também está garantida. “Nós temos filhos e eles têm usado de forma intensiva as primeiras impressões de autocolantes reutilizáveis para crianças que fizemos – foi em Junho do ano passado e ainda hoje colam e descolam”, revela a gestora. Deve, contudo, evitar aderir a película em superfícies com sujidade se quer que dure mais tempo.
Para comprar estes autocolantes, não tem de criar uma conta ReuseGram – basta ir à loja online, ligar-se ao Instagram e automaticamente todas as suas fotos ficam disponíveis. Após seleccionar a quantidade de autocolantes e as fotografias que pretende, efectua o pagamento através de multibanco, paypal ou cartão de crédito. Feito isto, é só esperar que os ReuseGrams lhe cheguem a casa.
Este é um projecto ambicioso, pronto para apostar claramente num mercado internacional. “Após os primeiros dias de operação destinados a testes e afinações, sem divulgação mediática, o ‘passa a palavra’ já possibilitou vendas para vários destinos como Londres, Nova Iorque, São Francisco, São Diego, São Paulo”, revela Teresa. “Ainda hoje expedimos para Estocolmo.”
O Instagram tinha, no início de 2013, 100 milhões de utilizadores. Prevê-se que chegue ao final do ano com 280 milhões. É aqui que reside a grande oportunidade de negócio que este grupo de portugueses conseguiu vislumbrar – a sua ideia colou, literalmente, e promete conquistar o mundo.